A cachaça é normalmente servida em copo de vidro com parede lisa, transparente e incolor. A oleosidade da cachaça pode ser examinada virando e girando o copo de modo a levar o líquido até as suas bordas. Fazendo isso, verifica-se uma película oleosa em torno das paredes internas, que escorre formando ondulações. Quando a cachaça começa a escorrer, lentamente, pela lateral do copo, as gotas lembram “lágrimas”. Essa baixa velocidade é indicação de qualidade.
A cachaça de boa qualidade deve ser bebida em pequenos goles. O velho hábito de jogar a cachaça na garganta sem sentir o paladar foi criado no Brasil devido às cachaças de má qualidade.
Um produto de boa qualidade não provoca ressaca, mau hálito, boca amarga, ou qualquer inconveniente no dia seguinte. A cachaça quando bebida com prudência e moderação, estimula o apetite e faz bem ao organismo.
Ela pode ser consumida pura, na temperatura ambiente ou gelada, ficando assim mais viscosa e ideal para dias muito quentes. Caso deseje, também não há problema em adicionar uma ou mais pedrinhas de gelo a sua dose de cachaça. Com gelo, a temperatura e o teor alcoólico da cachaça diminuem tornando-a mais leve.
A cachaça é ingrediente indispensável na elaboração da caipirinha, bebida tipicamente brasileira, ou outros coquetéis. O mito que cachaça ruim só serve para caipirinha deve ser esquecido. Cachaça ou qualquer produto de má qualidade faz mal ao organismo!
Faça uma visita a Sanhaçu e aprenda muito mais sobre cachaça e sustentabilidade
Dia dedicado à degustação e análise sensorial de cachaça. Durante este curso aprende-se sobre identificação de madeiras de armazenamento pela cor, aroma e paladar. Os participantes fazem degustação às cegas e ainda são orientados sobre os princípios de formação de blend de cachaças.
Dia dedicado à produção de cachaça. Os participantes desse curso passam o dia na propriedade, acompanham e participam de todo o processo produtivo da cachaça, desde a colheita da cana, passando pela moagem, diluição, fermentação, destilação, armazenamento e engarrafamento.
Dia dedicado à produção de rapadura e mel de engenho